terça-feira, 19 de agosto de 2014

A polemica coxinha de forno


Um dias desses falei pra voces que li uma postagem em um Blog onde faziam maior polemica sobre coxinha de forno!A blogger e questao ofendia leitores, maior barraco...

Pois bem, eu sou uma grande adepta a TUDO NO FORNO!!!
Gosto de frito? Claro! Mas hoje me sinto atè um pouco mal quando como fritura, e alèm disso meu marido tem problema de colesterol, entao.. porque nao adaptar os classicos nao?

Nessa casa, comemos tudo assado, e essa è uma receita que adoramos.
Fica crocante? Fica! Depende do seu forno e do tempo de cozimento. Fica igual a frita? Nao! Mas te garanto que nao perde em sabor, e è mil vezes mais saudavel!

Vamos la?

Ingredientes:
Massa:
1 xicara e 1/2 de agua
1/2 knorr (ou uma pitada de sal)
1 xicara e 1/2 de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de manteiga ( ou margarina)

Recheio:
1 peito de frango temperado, cozido e desfiado (eu tempero com sal ou knorr, pimenta do reino, 1/2 cebola e acrescento depois de pronto salsinha)

Para empanar:
1 ovo
farinha de trigo quanto baste
farinha de rosca o quanto baste

Modo de Preparo:

Para a massa em uma panela, colocar a agua, a manteiga e o knorr (ou sal) e esperar iniciar a formar bolhas.
Apenas se formam as bolhas, acrescentar toda a farinha de uma so vez e mexer sem parar atè que se forme uma massa homogenea, lisa e que desprenda do fundo da panela.
Uma dica: eu coloco a farinha dentro de um prato fundo pois facilita na hora de virar a farinha de uma vez sò. Reservar e deixar esfriar.

Enquanto isso, preparar o recheio:
Em uma panela, refogar meia cebola. Quando essa começar a ficar transparente, acrescentar o peito de frango em cubinhos (ja temperado com sal e pimenta do reino). Se precisar pingar um pouco de agua ate que o peito esteja cozido. Eu corrijo o sal com um pedacinho de knorr para dar um gostinho a mais no recheio, acrescento a salsinha picadinha e pronto! Desfiar o frango e reservar.

Fazer bolinhas do tamanho de uma bolinha de golf com a massa, achatar-las entre as maos, colocar um pouquinho de frango no centro, e fechar as bordas fazendo a forma da coxinha. Se precisar, tirar o excesso de massa que sobra na ponta.

Separar em tres pratos fundos: a farinha de trigo, o ovo batido com um garfo, e a farinha de rosca.
Passar as coxinhas nesta ordem: na farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Tirar o excesso de farinha jogando levemente as coxinhas pra cima e fazendo a farinha de rosca vazar entre os dedos.
Levar ao forno em uma forma coberta com papel manteiga atè dourar as coxinhas.
Eu uso forno eletrico a 180°C.


PS.: algumas coxinhas podem "rachar", mas isso è normal e o unico incoveniente dessa receita, provem colocar o forno em temperatura baixinha para que a capinha "seque" sem rachar.

5 comentários:

  1. Gostei desse seu novo blog, ainda não conhecia o Menu de Carolina, muito bom, já me sinto mais confiante em arriscar na cozinha! Rsssss....

    ResponderExcluir
  2. Depois de muito tempo encontro alguém falando sobre esse incidente e fui eu que fiz a pergunta no tal blog sobre se dava pra assar a coxinha. No mesmo minuto a fulana fez uma postagem no Facebook com tamanha arrogância e eu simplesmente deixei de seguir sem dar nenhuma resposta. Foi muito feio.

    ResponderExcluir